Você já reparou que, em praias mais badaladas, sempre há um grupo de barcos e iates parados ou navegando? Essa é uma maneira diferenciada e exclusiva para curtir um dia de verão na praia, com espaço e conforto para quem está a bordo (diferente do que acontece na faixa de areia, por exemplo).
Mas você já parou para pensar que, nem sempre, esses barcos são comprados ou são de quem os está utilizando? Pois é! O aluguel de barcos e lanchas está em alta e, muitas vezes, pode ser uma opção acessível e interessante.
Ao saber quanto custa alugar uma lancha no Rio de Janeiro ou em qualquer cidade litorânea, muitos adeptos da prática percebem que o valor não é tão salgado e que o investimento pode ser bom. Mas será que realmente vale a pena pagar pelo aluguel de algumas horas à ter uma lancha própria? Entenda!
Custos de marina e impostos
Ao ter uma lancha própria, o proprietário precisa arcar com uma série de impostos e custos relacionados à marina, estacionamento e utilização das águas para navegação. Assim como um veículo precisa pagar imposto para estar licenciado, um barco também. E assim como o motorista precisa ter a CNH, o condutor do barco ou da lancha, também precisa ter a sua licença especial para navegar.
Apenas diversão
Se você quer apenas se divertir em um fim de semana ou mesmo nas férias, alugar uma lancha ou um barco pode ser a melhor opção. Afinal, é só chegar, embarcar e curtir. Sem outros tipos de preocupações.
O barco está disponível a hora que você quiser
Quando você tem um barco próprio, ele estará disponível a hora que você quiser – desde que as manutenções e licenças estejam em dia. Por isso, para quem vai usar muito, vale a pena ter um barco ou lancha própria.
Acesso a barcos maiores e mais caros
Se você deseja alugar um barco, há muitas possibilidades. Inclusive, você pode ter acesso a barcos enormes e modernos, por preços muito mais acessíveis do que o custo de compra.
Não existe certo ou errado. O que existe, é a sua escolha, de acordo com o que você precisa e suas condições financeiras.