Há muitas discussões a respeito do formato clássico e consagrado das escolas: carteiras, cadernos, um professor a frente da turma, quadro negro e prova ao fim da matéria estudada.
Não é segredo para ninguém que esse tipo de conjunto educativo está em ação há anos e ajudou a trazer a humanidade até onde ela chegou hoje. No entanto, adaptações e ajustes acontecem de tempos em tempos para que o formato, a abordagem e outras características estejam dentro da realidade atual do mundo. As competências gerais da BNCC, desenvolvidas democraticamente e implementadas aos poucos na rede estadual e municipal de ensino, visam modernizar a grade básica de estudos e assim preparar as nossas crianças para um mundo mais justo, democrático, inclusivo e acessível.
Atração pelos temas de estudo
Um dos principais desafios da rede pública, privada, estadual e municipal de ensino, é fazer com que os alunos sintam atração pelos temas de estudo. Afinal, com a tecnologia no dia a dia e um sistema massivo e impiedoso de informações a todo momento, faz com que um universo diferente – e muito mais interessante – seja descoberto. Por isso, a escola precisa se precaver para que não haja evasão escolar, desistência ou mesmo baixo índice de desempenho. Como? Criando novas disciplinas, novos modelos e novas ideias.
Desenvolvimento de habilidades sociais
O desenvolvimento de habilidades sociais é também um fator necessário e importantíssimo e, por isso, a escola é o lugar certo para tais atividades. Com o estímulo certo e com as atividades certas, os alunos engajam, debatem, trocam ideias e refletem acerca de algo que estão buscando, aprimorando a sua capacidade de desenvolver habilidades sociais.
Trabalho em equipe, liderança e gerenciamento de emoções
E ainda, outro modelo que a escola básica e presencial traz aos alunos é a capacidade de desenvolvimento de trabalho em equipe – tão importante nos dias de hoje. Os alunos não ficam em uma “bolha”, aprendem a conviver, respeitar, ceder, argumentar e debater.