Webbe - As Novidades Que Estão Agitando a Web!

O que é uma Válvula de Controle para aquecimento?

O que é uma Válvula de Controle para Aquecimento? Entenda!

As válvulas de controle de aquecimento são produtos indispensáveis para diversos tipos de aplicações e tubulações. Afinal, sem as válvulas corretas, é difícil manter o controle de temperaturas ou os fluxos adequados de cada tipo de sistema e processo.

Por exemplo, se uma tubulação não tiver as válvulas corretas para garantir o funcionamento e a temperatura do encanamento, podem haver perdas de pressão, perdas de performance ou até superaquecimento com explosões. Por isso, válvulas de controle têm uma função muito maior do que simplesmente liberar ou bloquear a passagem dos fluídos. Continue lendo para entender mais.

O que é uma válvula de controle?

As válvulas de controle para aquecimento são ideais para garantir que o aquecimento de uma tubulação seja o ideal para aquela aplicação, uma vez que os mais diferentes níveis de calor podem ser transmitidos pelas tubulações, desde que haja os escapes corretos, nos tempos corretos, com as válvulas e dissipadores corretos.

Assim sendo, as válvulas de controle são pontos de escape em uma tubulação de líquidos ou ar. A partir da válvula de controle, é possível manter a tubulação funcionando de maneira consistente e sem perdas significativas ou superaquecimento, que pode levar até mesmo a explosão do equipamento.

Para que serve a válvula de controle?

A válvula de controle serve, basicamente, para controlar a passagem de ar ou água em uma tubulação. Quando a válvula percebe que há uma pressão muito grande, o fluido é liberado ou reequilibrado dentro do sistema.

Esse tipo de válvula pode ser usada em vários tipos de tubulações. Tanto as de água quanto as de ar. Mas é preciso comprar o modelo adequado para cada necessidade, obviamente.

Veja algumas situações de aplicação das válvulas de controle:

  • Controle de malha aberta;
  • Malha de controle fechada;
  • Malha de controle proporcional;
  • Malha de controle de pressão;
  • Fluidos de diversos tipos como refrigerante, água de resfriamento, água morna, água quente, óleo térmico, vapor, gás, etc.).

Lembre-se que cada tipo de aplicação, requer um tipo de válvula. Por isso, é fundamental contar com ajuda técnica profissional para obter as melhores válvulas de controle.