Apesar de poucas pessoas terem conhecimento, existe uma diferença entre um transformador e autotransformador que tornam os equipamentos utilizados em diferentes aplicações. Conhecer essa diferenciação é a base para uma escolha mais assertiva e que atenda verdadeiramente as suas necessidades.
Qual a principal diferença entre um transformador e autotransformador?
Antes de contatar a fabricante de transformadores para escolher a melhor opção para o seu projeto, é necessário compreender a diferença entre um transformador e autotransformador. Dessa maneira se torna mais viável a sua compra, estabelecendo um resultado muito mais efetivo e assertivo. Veja, portanto, a diferenciação entre os dois tipos de equipamentos:
- Autotransformador: Esse tipo de equipamento costuma ser muito mais leve, compacto e fácil de usar. Sendo assim, a sua principal aplicação é doméstica. A diferenciação prática é que o autotransformador possui até duas tensões de entrada – em 220v ou 110v.
- Transformador: Já o transformador tende a ser um equipamento um pouco mais pesado. Costuma ter diversas aplicações em sistemas elétricos distintos. A sua principal característica é que este produto apresenta apenas uma tensão de saída para uma tensão de entrada.
Entendida essa diferenciação, fica muito mais prático selecionar o tipo de equipamento adequado às suas necessidades. Lembre-se de, em caso de dúvidas, você deve questionar profissionais experientes. Assim você mantém a segurança ao usar o equipamento elétrico.
Além disso, na hora de comprar o seu autotransformador, certifique-se de que a empresa selecionada é reconhecida no mercado. Isto é, tenha o cuidado de não adquirir produtos sem procedência positiva, pois isso pode inviabilizar o bom funcionamento do mesmo. Coloque a sua segurança sempre em primeiro lugar.
Deseja saber mais sobre Transformadores? Conheça a Wise Transformadores!