A indústria elétrica é repleta de equipamentos para geração, distribuição e utilização de energia elétrica. No entanto, em cada local que ela é utilizada, uma série de necessidades técnicas devem ser estudadas para que não haja queda de performance, insegurança e outras situações que podem deixar a rede inutilizável.
Um dos equipamentos mais importantes, nesse caso, é o transformador. Ele é indispensável para que a energia chegue adequada onde tem que chegar, sem comprometer equipamentos e outras coisas.
A seguir, entenda mais sobre os tipos de transformadores e quais são as suas principais características.
O que é um Transformador a Seco
Um dos tipos de transformadores mais conhecidos da indústria elétrica é o modelo a seco. Afinal, esse tipo de transformador é muito importante para garantir o correto funcionamento de um parque fabril, indústria, residenciais e outros.
O trafo a seco, como também é conhecido, funciona sem a necessidade de óleo. Logo, é um transformador que pode ser usado em ambientes mais fechados, já que não corre o risco de explodir.
Outra característica do transformador a seco é que ele não causa danos ao meio ambiente, diferente do transformador a óleo, que pode explodir e vazar óleo.
O que é um Transformador a Óleo
Um transformador a óleo é um tipo de transformador muito comum e utilizado em ambientes externos, já que ele precisa de uma área útil importante por questões de segurança. Ele tem a mesma função: de transformar uma corrente elétrica em uma corrente adequada para determinada função.
O óleo, além de ajudar no funcionamento do transformador, colabora para o resfriamento do mesmo, de maneira que o equipamento esteja sempre em dia.
Como Funciona um Transformador
Um transformador funciona da seguinte maneira: a energia entra, passa pelos enrolamentos, isola a eletricidade e sai em uma voltagem adequada para determinados usos e funções.